segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Seja Bem Vindo ao "MatDouro" o Jornal Matemático do Externato Ribadouro





“O mundo da Matemática é um lugar notável.

Recomendo-vos que o visitem.”

Alex Bellos[1]
Todos nós já fomos confrontados com a pergunta : “Para que é que serve a Matemática?” ou “Onde é que vou usar isto na minha vida futura?”
Perante questões deste género, as respostas mais óbvias envolvem argumentos como “destreza de raciocínio”, “raciocínio lógico-dedutivo” ou então mais específicas “se os engenheiros não soubessem matemática, provavelmente as pontes cairiam” ou ainda “se os farmacêuticos não soubessem matemática,  as dosagens dos químicos nos medicamentos poderiam causar overdoses”... 
Mas será que temos sempre de procurar uma funcionalidade ou uma aplicação imediata e prática em tudo o que envolve a matemática? 
Será que a resposta não pode ser só “porque é giro...ou divertido...”?
Será que não é possível mostrar que a matemática é bela como uma pintura? 
Ou será que não podemos encontrar harmonia como se se tratasse de uma melodia? 

Assim, e face a todas estas inquietações, pretendemos desmistificar “o monstro”, mostrando a ligação da matemática com áreas como o desenho (pelas mãos de Escher, ou até de Leonardo da Vinci), a música (pelas escalas musicais, ...), divulgando pequenos textos biográficos de matemáticos famosos e influentes (Pitágoras, Tales, Euclides, ...), ilustrações, enigmas ... 
Em suma, desenvolver o gosto pela matemática de uma forma lúdica e ... só porque sim.

Portanto, o nosso propósito é convidar-vos a embarcarem nesta nossa aventura de forma descontraída, sem preconceitos e predispostos a divertirem-se.... bem-vindos!





[1] Escritor que “habitualmente escreve sobre matemática” (citação autobiográfica)

Sem comentários:

Enviar um comentário